Integração com centrais SIP


A moderna tecnologia permite avanços na comunicação jamais imaginados em épocas passadas. Com o uso de SIP, inúmeras características anteriormente acessíveis apenas em instalações de alto custo e complexidade, passam a estar disponíveis também para pequenas e médias empresas.

E o que é o SIP (Session Initiation Protocol) ? Literalmente “Protocolo de iniciação de sessão” é um protocolo de comunicações padrão que estabelece, modifica e encerra as sessões de comunicação de multimídia em tempo real transmitidas por redes conectadas por endereços IP. A adoção deste protocolo torna-se particularmente atraente por permitir conversação independentemente de instalação física, mediante o uso de computadores, laptops, tablets ou celulares usando simples conexões via internet, sem necessidade de interligação física a centrais PABX.

Tal flexibilidade permite uma série de vantagens:
Ausência de central física PABX e correspondente manutenção.
Possibilidade de atender em diversos dispositivos de maneira alternativa.
Integração automática com celulares sem necessidade de divulgação de números individuais.
Interação com recursos avançados como URA e monitoração completa, consulta a bases de dados e vocalização de conteúdos.

Como resultado, há substancial facilidade de implantação, com recursos de última geração, sem necessidade de instalações físicas, independente de localização geográfica e mesmo de local, com as correspondentes vantagens de rapidez e custo, além de facilitar o atendimento em qualquer local ou circunstância.

Alguns pontos contribuem para isso:

Abundância de dispositivos digitais: Pesquisa feita pela FGV (Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas) mostra que o Brasil possui uma média de 2,2 dispositivos digitais por habitante. O estudo indica que existem cerca de 464 milhões de aparelhos no Brasil. Segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o país registra cerca de 213,3 milhões de. São 1,2 smartphones por pessoa – total de 249 milhões de celulares inteligentes em uso no Brasil. Com notebooks e tablets, o número de dispositivos portáteis chega a 364 milhões, ou 1,7 por habitante. Dados ainda mais recentes indicam uma população atual de 203 milhões de habitantes, elevando ainda mais a média.

Disponibilidade e baixo custo de centrais SIP: Há uma profusão de centrais SIP disponíveis para uso, algumas inclusive com uso grátis para um limitado número de usuários e com custos moderados para quem necessita de mais.

Facilidades estendidas: O emprego de uma tecnologia mais avançada permite que o usuário conte com facilidades adicionais, como consultar se um colega está ocupado, gerenciar chamadas, videoconferência, recebimento e envio de mensagens, tudo diretamente de seu navegador.

Recursos ainda mais sofisticados: Associando o SIP com o nosso programa PHONOX, torna-se possível ainda gerenciar grupos de usuários, utilização, tempo de resposta, taxa de ocupação, fornecer informações automáticas 24x7 vocalizadas com consulta a base de dados, fazer listagens de discagem automática, campanhas de divulgação, atendimento, tudo também a partir de um dispositivo digital com navegador em qualquer hora ou local.

A já mencionada pesquisa da FGV ressalta que “É notável que o uso e os gastos e investimentos em TI nas empresas de 9% da receita continuam crescendo em valor, maturidade e importância para os negócios existentes, e para viabilizar novos modelos de negócios. Seu valor depende de vários fatores, os dois principais sendo: o estágio ou nível de informatização e o ramo no qual a empresa atua”, disse o coordenador da pesquisa, professor Fernando Meirelles. Em 35 anos, essa parcela de investimento cresceu 6% ao ano, passando de 1,3% em 1988 para 9% em 2022. Mesmo assim, o país ainda está abaixo dos níveis dos países mais desenvolvidos.

Não fique para trás! Nossas soluções podem oferecer modernidade, flexibilidade, recursos avançados e até redução de custos em relação a equipamentos tradicionais.